Etiquetas

, , ,

Imagina o cenário: você chega nessas terras, conhece gente nova e faz novos amigos. A amizade evolui e você os convida pra virem jantar na sua casa ou é convidado pra jantar na casa deles. Segue sutilezas que podem facilitar a sua vida, tanto como convidado como anfitrião 😀

1- O pessoal tem o hábito de jantar cedo

Não estranhem se um jantar for marcado pras 17:00 ou 17:30. É super comum que o pessoal coma cedo. Assim, sobra mais tempo pra jogar papo fora ao torno da mesa e ainda se despedir antes das 20:30, mais tardar 21:00.

2- Se preparem pra perguntas estranhas

Acredite, não fazem por maldade. Apenas é bem comum que as pessoas não tenham uma idéia muito clara do que é o Brasil. Imagino que a idéia geral é que todos vivam na praia, joguem futebol e falem espanhol (assim sendo, é comum que nos considerem malucos por imigrar pra uma terra fria como essa… hehehehe).

3- Cuidado com as alergias!

O indice de pessoas alérgicas é bem maior do que a maioria de nós está acostumado, principalmente alergias alimentares. Por via das dúvidas, vale a pena perguntar se há problemas com castanhas, frutos do mar, lactose, blablabla… no nosso caso, incluimos no repertório mencionar que temos nossas duas monstrinhas peludas.

4- E você senta aqui, e você senta lá…

Hora de ir pra mesa comer. Quem senta onde? Bem, é o anfitrião quem vai decidir. Se prepare pros convidados ficarem todos ao redor da mesa esperando que você diga qual a cadeira de cada um (e caramba! como me bato com isso!!!) já experimentei a dizer, “se virem e escolham onde querem ficar”… todos riram da “piadinha” e continuaram me olhando esperando que eu escolhesse…

5- Vai um leitinho aí?

Chegou a hora da sobremesa. Que tal um copo de leite pra acompanhar?

Sim, estou falando sério! Há alguns anos, o governo começou uma campanha publicitária intensiva pra aumentar o consumo de leite pelos adultos, associando a noção de que um copo de leite é reconfortante, e a idéia meio que pegou.

6- Thé, tisane ou café?

Depois de comer, lá vem a hora do café. Não quer? E que tal um thé ou um tisane? Bem, os dois são chás, mas o thé tem cafeína e o tisane não. E embora essa informação não vá salvar a sua vida, pode ser bem útil pois aqui eles levam em conta essa diferença.

7- Finalmente… o segredo das toalhinhas!!!

Ok, suponhamos que o jantar acabou. Que um amigo vai passar a noite na sua casa e vai tomar um banho antes de dormir. Naturalmente, como mamis nos ensinou a sermos educadinhos, a gente oferece uma toalha de banho e… e… uma débarbouillette!

Eu sei que eu estou fora do contexto… mas não pude evitar… Eu simplesmente fui obrigada a incluir essa informação! Levou um tempão pra gente descobrir pra que serviam essas toalhinhas e por que elas são vendidas em quantidade (no mínimo em pacotinhos de 5) !!!

Finalmente, descobrimos que as danadas (washcloth em ingles) tem a mesma a função da nossa esponja de banho (mesmo que essa, a gente não compartilhe com ninguém… hehehehe).

Ou, segundo o dicionário: Petite serviette de tissu-éponge carrée pour faire sa toilette.

Ahhh… como a vida é pode ser misteriosa, não?

Um findi maravilhoso a todos!

 

 

 

 

Anúncios