Etiquetas

, , ,

Ai carambolas que correria que anda tudo aqui… período de provas e tenho a impressão de não ter tempo pra mais nadica de nada… brrrrrrr! O friozinho começou a chegar e a vegetação tá com as cores do outono, linda, linda, linda!

Bem, continuando um bocadinho o assunto do post anterior.

Imagino que seria uma boa idéia responder algumas das perguntas que eu mesma me fazia e outras que recebi ao longo da vida do blog, ok?

Uma clássica! Como fazer com o frances?

Se estiverem na fase em que realmente não se sentem seguros com o dominio do idioma, sabiam que há varios empregos onde não é preciso quase nada de frances? Dependendo do que for fazer, simplesmente não há tanta interação com os demais. Exemplo? Lavar pratos (plongeur), arrumadeira (preposé aux chambres), repositor de frutas e legumes (commis aux fruits et légumes), trabalhar em linhas de produção (aide à la production), etc.

Querem arriscar um bocadinho? Que tal algo no comércio ou em uma rede de fast food?

De qualquer forma, depois dos primeiros dias, a gente acaba aprendendo o vocabulário relacionado ao que estamos fazendo. Por exemplo, lá na loja onde trabalho, repito 90% do tempo as mesmíssimas informações aos clientes, como qual a promoção vigente, política de trocas e devolução, blábláblá…

Acreditam que quando aparece algum cliente brasileiro tenho dificuldade com algumas palavras em portugues??? As vezes me perguntam se estou esquecendo o a minha lingua… e respondo que sim, mas só durante o expediente! Heheheheheh…

E quando perguntam se temos algo e não conheço a palavra?

Dica? Não se leve tão a sério! Eu sorrio e digo que amaria poder responder… mas que não faço nem idéia do que significa a palavra. Simples assim 😉

Honestamente, acho que isso deixaria os clientes insatisfeitos se estivessam comprando um carro, uma jóia ou um artigo de marca… mas se estiverem apenas explicando como querem o sanduiche ou como bebem o café, não é tão grave assim. Ao menos até hoje, nunca tive problemas com clientes.

É preciso ter experiencia na área?

Claro que ajuda, mas muitas vezes não é necessário. Além disso, é muito provavel que vá utilisar varias habilidades que aprendeu no emprego anterior. Mesmo que a gente as vezes não se dê conta, grande parte do que aprendemos é transferível pra outra área. Exemplo: pode ser que nunca tenha trabalhado com vendas mas que tenha bastante experienca em lidar com colegas de outros setores ou em tirar dúvidas de clientes. E isso ajuda bastante!

Qual é uma boa época pra arranjar uma vaga?

Bem, sempre há alguma empresa contratando. É claro que no periodo de festas de fim de ano o mercado está bem mais aquecido. Contudo, acredito que em vários setores, o inicio do ano letivo também seja um periodo meio desesperador pra muitos empregadores. Como a maioria dos estudantes abandona o emprego ou reduz drasticamente o número de horas trabalhadas, as plaquinhas procurando gente pipocam nas vitrines.

E os horários?

Naturalmente, vai depender muito do emprego que escolher… mas muito provavelmente, vá começar com os horarios mais chatinhos. A boa notícia é que há tanta rotatividade nessas áreas que depois de alguns meses a gente arrisca de se tornar um dos veteranos e de começar algumas escolhas!

Como aqui a gente recebe por hora trabalhada, não há grandes formalidades com os horarios. Cada empresa tem sua política e o número de horas trabalhadas por semana é uma questão de negociação. No meu caso, trabalhava em período integral até começar o meu curso no Cégep. Como sempre tenho toneladas de matéria pra estudar, expliquei pra gerente que gostaria de reduzir a minha carga horaria 5 horas por semana. Ela não ficou exatamente feliz, mas como gosta do meu trabalho e estava precisando de gente, chegamos a um acordo e as coisas estão funcionando bem até agora.

Apenas vale mencionar que mesmo com horarios mais picadinhos do que estamos acostumados no Brasil, por lei, a empresa não pode te chamar pra trabalhar por menos de 3 horas seguidas. Além disso, os salários são obrigatóriamente pagos no máximo a cada duas semanas.

Eitcha post longo esse, não é?

Espero que essas informações seja eventualmente uteis.

Um findi maravilhoso a todos!

