Etiquetas

, , , ,

Esqueça o frio! Esqueça o vento! Esqueça a neve! Com tudo isso a gente se ajeita… Até mesmo com a temperatura que está fazendo hoje…

01.01.2014O malvado mesmo nessa história toda é o verglas (glaze ice em ingles)! O que é isso? Imagine uma chuva, ou mesmo uma bruma, super gelada (um pouquinho antes de congelar) que ao tocar em qualquer superficie, imediatamente cria uma fina camada de gelo, que acaba sendo coberta por outra, e por outra, e por outra…

Na realidade, o efeito é bem bonito pois dá a impressão que tudo é feito de cristal…

verglas1O problema começa quando a gente precisa colocar os pés pra fora de casa e tudo esta liso como vidro ensaboado… na ladeira!

Mas nem é esse o pior problema. A coisa começa mesmo a complicar quando essa camada de gelo passa de meio centímetro de espessura. O peso do gelo é tanto que não raro os galhos das árvores quebram. Além disso, por essa mesma razão, os cabos elétricos se rompem e postes cedem.

Foi o que aconteceu em 1998, no que ficou conhecido como La crise du verglas. No mês de janeiro, durante 5 dias consecutivos, várias cidades tiveram a pluie verglaçante (chuva de gelo?) que deixou camadas de gelo de até 10 centímetros de espessura. Daí dá pra imaginar o estrago quando redes de alta tensão romperam, vôos e viagens de trem foram cancelados e cerca de 4 milhões de pessoas ficaram sem eletricidade… varias delas durante mais de um mês! O valor dos prejuízos calculados passa dos 6 bilhões!

Foi isso que aconteceu, embora em uma escala muito menor, em Ontário (principalmente em Toronto), no final do mês passado. Cerca de 500 000 pessoas ficaram sem eletricidade durante quase uma semana. Uiuiuiui…

E pra quem se pergunta: mais isso não dá medo? Sim, dá um bocadinho sim. O suficiente pra querer sair dessa terra gelada? Claro que não! A menos que seja de férias… naturalmente! 😉

E por falar em férias, ainda nem dá pra acreditar, mas depois de quase quatro anos nessas bandas, estamos indo passar uns dias nas terras brazukas! Uhuuuuu!!!!

Depois conto mais detalhes, ok?

Um ótimo restinho de semana a todos!

Anúncios