Etiquetas

ola pessoal, pra alegria da Carol, resolvi fazer um post por aqui 🙂

Essa semana chegou pelo correio minha carteira de motorista daqui.

modelo da carteira daqui, é como um cartão

Fiquei bastante feliz de ter passado nas provas, pois tenho conhecido vários imigrantes que tem tido dificuldades. Resolvi tirar a carteira o quanto antes, pq a carteira do Brasil (e da maioria dos outros paises) só é válida por 3 meses a partir da data de entrada, depois disso não pode mais dirigir até fazer a carteira daqui.

Para quem já tem carteira do seu país, é preciso fazer o teste teórico e o prático, não sendo necessário fazer aulas numa auto escola. Bom vou resumir o meu passo-a-passo:

– Liguei para a SAAQ (o Detran daqui) nesse número: 1 888 356-6616 para marcar o dia do exame teórico e me informar sobre quais documentos levar. Nesse link tem as informações. Meu exame foi marcado para 15 dias depois.

– Fiz a tradução da minha carteira. Tem que ser uma tradução oficial, feita por um membro da Ordem dos Tradutores (http://www.ottiaq.org/repertoire_membres/repertoire_membres_fr.php). Pode ser feita pelo Consulado Brasileiro em Montréal, mas pra mim seria  muito mais dispendioso ir até MTL, então fiz com um tradutor aqui da cidade mesmo. Acho que é o único que faz do Portugues para o Frances.  Ele se chama Francisco Pereira, só pesquisar no link acima que aparecem os dados para contato.

– Para o teste teórico eles recomendam estudar 2 livros: “Conduire un véhicule de promenade” e “Guide de la route 2009“. Não precisa comprar, da pra emprestar nas bibliotecas, mas atenção, porque normalmente tem uma lista de espera, pois a procura é grande. Eu só li o segundo, principalmente por causa das sinalizações, dicas de condução, etc. E o que me ajudou foi fazer os simulados no site. A prova é dividida em 3 partes, sendo 16, 16 e 32 perguntas. Caso vc não passe em uma das partes, não precisa refazer todo o teste, vc faz só a parte que não passou. Vc tem 1 hora pra fazer a prova, eu fiz em 27 minutos. Da pra escolher se quer fazer no computador ou em papel. Eu fiz no computador, diga-se de passagem umas maquinas mais velhas do que eu, mas tudo bem… Paguei 10$ e já marquei pra fazer a prova prática. Consegui um horário para 15 dias depois.

– Uns dias antes de fazer o teste prático eu resolvi fazer 2 horas de aula pra pegar as manhas daqui. É possível fazer numa auto escola de formação completa ou com uma auto escola independente. A diferença é que a independente não pode ensinar alguem do zero, mas para quem já tem carteira é uma boa opção pois é mais barato. Com a indicação de um colega entrei em contato com o Monsieur Claude (418)953-9827, quem quiser entrar em contato pode ficar a vontade, eu falei com ele que ia divulgar aqui. Ele é muito gente boa e trabalha bastante com imigrantes, então ele dá dicas muito boas. Ele cobra 35$/h de aula e pra alugar o carro pra fazer o teste é 45$.

– Cheguei no dia do teste meia hora antes e fiquei dando uma olhada no pessoal fazendo o teste. Eles pedem pra chegar 15 minutos antes pra fazer a papelada. Paguei 20$ referente ao teste,  assinei uns papeis e aguardei ser chamado pelo avaliador. Tive sorte pois fiz o teste com um senhor muito gente boa, conversei bastante com ele durante o percurso.

– Pra quem, como eu, já dirige ha bastante tempo, tem que fazer um esforço pra fazer tudo nos conforme, não que eu seja barbeiro hehe, mas é como o teste no Brasil, tem que exagerar na atenção e nos cuidados. Prestar muito atenção ao angulo morto ao virar e ao trocar de via, parar pra valer em todas as placas de Arrêt, prestar atenção aos limites de velocidade de cada rua, etc.

Todo mundo para. O primeiro que chegou é o primeiro a continuar.

– No final do percurso, o meu durou uns 30 minutos, a gente volta pro estacionamento da SAAQ e tem que estacionar o carro de ré. Não faz balisa como no Brasil (pelo menos pra quem já tem carteira), é só entrar de ré numa vaga tipo de shopping. Não é muito dificil, mas tem que se acostumar com o tamanho do carro e seguir algumas dicas de segurança. Após desligar o carro o avaliador diz se vc passou ou não. Entrei no escritório e aguarduei ser chamado pra pagar a ultima taxa, se não me engano paguei 80$, recebi um papel como se fosse uma carteira provisória e eles informam que a definitiva vai chegar pelo correio.

Bom é isso, agora já podemos comprar um carro 🙂

Anúncios